Como usar repertório sociocultural na redação do vestibular?
Você já sabe que usar repertório na redação é essencial para garantir uma boa nota. Mas sabemos que ainda restam dúvidas na hora de escrever e de ampliar o seu conhecimento.
Pensando nisso, o Ateliê da Redação preparou esse artigo para te guiar nos seus estudos e na hora de incluir repertório na redação. Acompanhe!
O que é repertório sociocultural?
Mas, antes de mais nada é necessário definir o que é repertório sociocultural.
O repertório sociocultural é todo aquele conhecimento proveniente de outras áreas do saber, que podem ser usados em uma redação para colaborar com o seu embasamento.
Quando falamos de repertório sociocultural, estamos falando de teorias de filósofos, antropólogos, cientistas, pensadores e também de coisas como filmes, leis, pesquisas, dados estatísticos, etc.
Por que devo usar repertório sociocultural na redação?
Usar repertório sociocultural na redação é imprescindível por diversos motivos. O primeiro deles é o valor que aquele conteúdo extra irá agregar ao texto. Ao conseguir mobilizar conhecimento de maneira coerente para defender argumentos, o texto passa a ter qualidade acima da média.
Quando os corretores de redação das bancas de vestibulares se deparam com um texto que traz novidades e se mostra capaz de articular diferentes conhecimentos, ele, com certeza, será valorizado.
Além disso, o repertório sociocultural é uma ferramenta muito interessante para ajudar a compor o próprio texto. Ao utilizá-lo corretamente, ele pode servir para contextualizar o tema, embasar os argumentos e ainda concluir a redação.
O último motivo para usar repertório sociocultural na redação é que alguns exames levam essa habilidade em consideração em seus critérios de correção.
Diferentemente de outras bancas que apenas valorizam o texto, o repertório sociocultural no Enem, por exemplo, tem caráter obrigatório.
A Competência 2 estabelece que o candidato cumpre completamente a proposta quando “desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo”.
Como usar esse repertório na redação?
No entanto, uma das maiores dificuldades dos alunos está relacionada a como usar o repertório na redação. Por isso, o Ateliê da Redação trouxe alguns parâmetros para você entender o que fazer com esse conteúdo extra.
Para que o repertório seja aplicado da maneira correta na sua redação, ele precisa ser:
- pertinente, ou seja, estar diretamente ligado ao assunto do tema. Veja que um bom repertório não precisa corresponder especificamente ao tema, mas sim ao assunto. Assim, se o tema da redação estiver conectado ao assunto “educação”, um repertório pertinente está dentro desse universo também;
- legítimo, de uma fonte confiável e com credibilidade, de preferência de uma autoridade no assunto;
- e produtivo, ou seja, estar conectado ao texto e promovendo uma reflexão a partir do ponto de vista apresentado – o que vai depender do quão familiar você é do conteúdo.
Porém, o repertório sociocultural pode ser usado em diversos momentos durante o texto. Sabemos que seu uso mais comum e recomendado é no desenvolvimento, mas você sabia que ele também pode ser muito útil na introdução e na conclusão? Nos acompanhe para saber como!
Na introdução, o repertório sociocultural pode ser usado para contextualizar o problema e explicar porque aquela discussão é importante do ponto de vista que você vai defender. Alusões históricas e dados são tipos de repertórios comuns de aparecerem nesta etapa.
No desenvolvimento, como sabemos, o repertório serve para fortalecer os argumentos e, por isso, precisam ser bem articulados. Assim, o tipo de repertório que cabe nessa parte geralmente é mais denso e merece ser bem desenvolvido.
Por fim, a conclusão também pode apresentar repertório. Porém, é interessante que ele não seja aprofundado ou traga ideias novas, mas apenas gere reflexão e impacto, concordando com o que já foi desenvolvido. Citações, artigos da Constituição ou da Declaração Universal dos Direitos Humanos são tipos de repertório que costumam aparecer na conclusão.
Como ampliar o repertório para redação no dia a dia?
Sabemos que a parte mais difícil de usar repertório na redação é justamente encontrá-lo e conseguir estudar. Por isso, separamos algumas dicas:
Consuma conteúdo relevante
A internet é repleta de pessoas que produzem conteúdo de qualidade, com responsabilidade e credibilidade. Aproveite para consumir aquilo que está disponível gratuitamente e aproveitar para construir seu repertório.
Podcasts, séries, filmes, vídeos no Youtube, newsletters, etc. Há muitas maneiras de se informar sobre os mais variados assuntos.
Exercite a aplicação do repertório
Por fim, nada mais relevante para aprender a aplicar o repertório na redação do que praticando! Assim, quando consumir algo, seja assistindo, lendo ou estudando, e se deparar com conteúdo que pode ser usado na redação, pare, anote a ideia e transforme-a em um parágrafo de redação, posteriormente.
Se você criar esse hábito, quando precisar fazer uma redação para valer conseguirá mobilizar esse conhecimento de maneira muito mais rápida.
No Ateliê da Redação, possuímos inúmeros conteúdos gravados sobre os mais diversos assuntos, com especialistas de outras áreas do conhecimento, como a psicanálise, antropologia e sociologia. Acreditamos que essa é a melhor maneira de proporcionar aos nossos alunos e alunas repertório sociocultural pertinente e relevante para aplicar em suas redações. Acesse nosso site para saber mais sobre a metodologia do Ateliê.
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