Com a prova do Enem 2021 se aproximando, a preparação para a redação começa a se intensificar. Para se dar bem, é preciso treinar muito e desenvolver uma boa estratégia para mandar muito bem no dia da prova.
Pensando nisso, o Ateliê da Redação decidiu compartilhar algumas dicas para você chegar no Enem no final do ano e conquistar a desejada vaga em uma universidade. Prontos? Então vamos!
Pratique muito
A primeira dica desta série não é nova e muito menos surpreendente, mas com certeza é a mais importante de todas: praticar muito!
Se você quiser atingir excelência em qualquer âmbito da vida, o segredo é praticar incansavelmente e tornar isso um hábito, porque essa é a melhor maneira de garantir uma evolução.
Sendo assim, recomendamos a todos os nossos alunos que tentem escrever uma redação por semana. Para quem acompanha nossas aulas, toda semana discutimos um tema em nossas interações ao vivo para que os estudantes possam trabalhá-lo em casa, colocando em prática o que aprenderam naquela semana.
Para esse momento semanal de prática, indicamos que todas as habilidades sejam treinadas de diversas maneiras.
Pode ser escrevendo sobre diversos temas, cronometrando o tempo que se leva para escrever a redação, aplicando diferentes estilos e técnicas para a introdução, desenvolvimento e conclusão (ao mesmo tempo ou individualmente) e também usando diferentes repertórios socioculturais.
É a partir desse exercício focado em desenvolver suas habilidades que o aluno chegará à prova preparado para todos os cenários possíveis.
Conheça bem o gênero dissertativo-argumentativo
O gênero textual dissertativo-argumentativo é um dos gêneros discursivos que mais aparece em vestibulares e concursos do Brasil, inclusive na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Portanto, o candidato que deseja realizar a prova e obter uma boa nota na redação, em primeiro lugar, precisa estar familiarizado com o gênero, conhecer suas principais características e exigências:
- sua estrutura é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão;
- possui uma tese que defende um ponto de vista relacionado ao tema;
- exige argumentos coerentes que sustentem a tese estabelecida;
- deve ser escrito na norma-padrão da Língua Portuguesa;
- não pode ser escrito em primeira pessoa, deve ser impessoal.
Existem muitas particularidades acerca do gênero textual dissertativo-argumentativo que precisam ser estudadas para compreendê-lo. Nós destrinchamos todas elas em outro artigo do nosso blog. Para conferir, clique aqui!
Mantenha-se atualizado
Já falamos diversas vezes aqui no blog do Ateliê da Redação sobre a importância de manter-se bem informado sobre os acontecimentos do mundo.
Acreditamos que estar a par dos fatos, das tendências e também dos debates recorrentes na sociedade vão te ajudar a criar repertório sociocultural para adicionar a sua redação e, assim, valorizar os seus argumentos.
Inclusive, o Enem tem uma competência exclusivamente dedicada a avaliar a aplicação do repertório sociocultural. Ela diz que o candidato cumpre completamente a proposta quando: “desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo”.
Ou seja, incluir repertório sociocultural na redação do Enem é obrigatório!
Por isso, leia livros e revistas, acompanhe as notícias do dia, seja pelo noticiário televisivo, por podcasts ou portais na Internet e informe-se sobre os filmes, séries e produções que movimentam discussões nas rodas sociais.
O que a banca corretora espera é que o candidato demonstre capacidade de refletir sobre o mundo que o rodeia, relacionar com os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação escolar e transformá-los em argumentos coerentes em uma redação sobre um tema pertinente.
A tarefa com certeza não é simples, mas também não é impossível de ser cumprida e o Ateliê da Redação têm a missão de tornar essa jornada mais significativa e relevante.
Se quiser se aprofundar no tema, temos um artigo inteirinho dedicado ao estudo de atualidades. Você vai encontrar dicas de como se manter informado e ainda usar todo esse conhecimento na sua redação.
Outro artigo interessante sobre o assunto é o “Como usar repertório sociocultural na redação do vestibular?”. Nele você encontrará um passo a passo interessante para te guiar no uso do repertório na redação. Confira!
Conheça os critérios de correção da redação do Enem
Por mais que os critérios de redação sejam ferramentas para uso dos corretores e professores, conhecê-los te permite identificar quais são seus pontos fortes e fracos ao receber a devolutiva de uma redação.
Tendo consciência de quais são os critérios com notas menores, você pode trabalhar para conseguir subir a sua nota baseado em suas dificuldades.
Usar essa estratégia é extremamente importante para de fato evoluir na escrita da redação, pois os critérios servirão de norteadores para o estudo.
Sendo assim, facilitamos o seu trabalho e deixamos aqui as competências que devem ser desenvolvidas de maneira satisfatória para atingir nota máxima na redação do Enem. Se quiser conferir os manuais de correção da redação que o próprio Inep disponibilizou é só clicar nesse link.
Gostou do conteúdo? Se inscreva no nosso canal no Youtube para acompanhar vídeos sobre repertório, temas, autores e correções comentadas.