As teorias de Zygmunt Bauman em redações se tornaram comuns. E para que o estudante se diferencie dos demais, é interessante conhecer o sociólogo de forma ampla e saber como usar Bauman na redação de uma maneira concisa e que gere valor na sua redação.
O repertório sociocultural é muito importante no momento de construir uma redação. A variedade e aplicações corretas fazem com que a narrativa ganhe referências e o conteúdo do texto seja rico para o assunto abordado.
Se você deseja entender de forma ampla os conceitos de Bauman e como aplicá-los em sua redação, esse artigo foi feito para você! Acompanhe!
Zygmunt Bauman: uma breve biografia
Sociólogo, professor, escritor e pensador contemporâneo. Nascido na Polônia, em 1925, Bauman viveu até 2017, contando com uma história de vida que perpassou por vários eventos históricos.
Em 1945, escapou da invasão nazista com sua família, se refugiando na União Soviética por conta da perseguição e antissemistismo. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, ele voltou para a Polônia, mais especificamente para a cidade de Varsóvia, onde em 1954 concluiu o mestrado e se tornou professor universitário.
Se considerou marxista por muitos anos, mas depois fez severas críticas ao governo comunista da Polônia, o que culminou em uma perseguição de 15 anos. Assim, Bauman é expulso da Polônia, no ano de 1968.
Ele ficou exilado em Israel, praticando a docência e em 1971 foi convidado para dirigir o departamento de sociologia da Universidade de Leeds, na Inglaterra. Foi lá que viveu seus últimos dias de vida.
Podemos resumir que Bauman participou diretamente e indiretamente de vários eventos históricos como a invasão nazista na Polônia, a Segunda Guerra Mundial, os eventos da Guerra Fria, a construção do muro de Berlim e a queda.
E, por fim, nos anos dois mil o sociológico pode visualizar as transformações sociais e do mundo contemporâneo que envolvem a internet e a tecnologia.
As teorias e conceitos de Zygmunt Bauman são muito importantes e explorados em redações argumentativas sobre diversos temas.
Deseja saber mais sobre o que é uma redação dissertativa-argumentativa e como fazer uma? Clique aqui e leia o nosso conteúdo!
Obras mais importantes
Os livros mais importantes do autor envolvem o conceito de liquidez ou, em outras palavras, a forma como tudo se dilui e nada permanece “sólido”. Ao estudar a sociedade, o escritor notou como algumas instâncias sociais eram dificilmente mutáveis. Mas, depois, se apresentaram como solúveis.
A maioria dos livros que Bauman escreveu envolvia o conceito de modernidade líquida. Um exemplo disso são os relacionamentos interpessoais, estudados por Bauman em “Amor Líquido: Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos (2003)”.
“Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”, a frase mais conhecida do sociólogo polonês.
Em outras palavras, podemos dizer que para Bauman uma sociedade líquida é aquela que se molda de acordo com as mudanças do sistema capitalista. Há outros livros que Bauman escreveu e teorizou a liquidez da sociedade. Confira, abaixo, alguns deles:
- Tempos Líquidos;
- Medo Líquido e
- Vida Líquida.
É válido ressaltar que o escritor faz um estudo aprofundado sobre a sociedade e sua liquidez desde 1999 com o livro Modernidade Líquida, um dos livros mais famosos do autor.
Modernidade líquida
Para compreender os estudos de Bauman e aplicá-los corretamente em uma redação, precisamos primeiro entender os conceitos e ideias a respeito da sociedade moderna. Um dos principais legados do estudioso é a defesa do conceito de modernidade.
Em suas teorias, a essência da modernidade permanece a mesma, a diferença é que antes a modernidade era entendida como sólida, fixa e, a partir de seus estudos, Bauman defende que ela é líquida.
Então, para Bauman, não há um momento de ruptura em que a nossa sociedade passa da modernidade para a pós-modernidade. Para completar a explicação, a professora Mariana Bravo explica sobre o conceito de modernidade líquida para Bauman. Confira:
Como aplicar a teoria em sua redação?
Em uma redação, Bauman pode ser utilizado como citação ou uma de suas teorias podem ser apresentadas para explicar o tema ou defender uma tese. Como usar Bauman na redação envolve uma boa relação entre o tema apresentado para a escrita e as teorias do autor.
É possível utilizar a teoria para explicar a sociedade consumista, abordar problemáticas sociais como o preconceito étnico e a exclusão social, explicados pela professora.
O estudante pode explorar o conceito de pureza e restabelecimento da ordem estudados por Bauman no livro “O Mal-estar da pós-modernidade”.
Temas que envolvem a sociedade de consumo, o consumismo em si ou que abordem a exploração do meio ambiente, por exemplo, também é válido aplicar a teoria do sociólogo polonês.
Com isso, o estudante inova em suas citações e referências, deixando os clichês de lado. Bauman, geralmente, é explorado para explicar as mudanças sociais, mas não se limita a isso.
É possível aplicar a teoria em sua redação e explicar como os indivíduos consomem constantemente e, também, como esse consumo é fluido, ou seja, mutável.
Outro teórico que estuda o consumismo, intitulado ele de hiperconsumo, é Gilles Lipovetsky, recomendamos que você conheça esse autor para também usá-lo de repertório para a sua redação.
Agora que você sabe como utilizar Bauman de uma forma nova em suas redações, aproveite para acessar o blog do Ateliê da Redação e saber novas formas para aprimorar a sua escrita! Há também dicas em nosso Instagram.