Enem 2021: Inscrições, pedido de isenção e novidades na edição
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (Enem 2021) podem ser feitas desde a última quarta-feira (30). Essa edição conta com algumas novidades tanto na hora da inscrição quanto na realização da prova.
Aqueles que desejarem realizar o exame devem se inscrever até o dia 14 de julho às 23h59 (horário de Brasília), inclusive aqueles que foram contemplados pela isenção da taxa de inscrição.
Pensando em te deixar atualizado sobre as novidades da inscrição para o ENEM, o Ateliê da Redação trouxe um passo a passo para se inscrever no Enem. Sem dúvidas, sem erros. Acompanhe!
Passo a passo para se inscrever no Enem 2021
Para aqueles que vão realizar o exame pela primeira vez, é preciso criar uma conta gov.br. Para isso, o primeiro passo é acessar o site do Governo Federal, clicar em “Entrar” e, em seguida, clicar em “Crie sua conta em gov.br”.
Feito o cadastro, é preciso acessar o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para realizar a inscrição para o Enem 2021.
Se você já realizou edições anteriores do Enem, basta acessar o site do Inep logo de cara e usar o seu login (seu CPF) e senha criados anteriormente.
Depois de acessar o site, o segundo passo é clicarem “Inscrição”. Será solicitado que você selecione uma figura para comprovar que não é um robô. Depois, você precisará enviar dados cadastrais como CPF e data de nascimento e clicar em “confirmar inscrição”.
Preencha com seus dados pessoais: sexo, cor, raça, estado civil e nacionalidade. Ao digitar o seu CEP, preste bastante atenção para não errar pois é por meio dele que seu local de prova será escolhido.
Em seguida, com o terceiro passo, você precisará declarar se necessita de algum tipo de atendimento especial. Essa opção é voltada para pessoas que precisam de recursos de acessibilidade para realizar a prova, como surdos, cegos e autistas. Você pode conferir outras condições que se encaixam no atendimento aqui.
Caso você precise de recursos de acessibilidade e marcar “sim” nessa etapa da sua inscrição, deverá ter em mãos o laudo médico que comprova a sua necessidade especial.
Depois, escolha o idioma (inglês ou espanhol) para responder às questões de Língua Estrangeira – as primeiras cinco da prova de Linguagens. Lembre-se que todas as provas possuem questões em inglês e espanhol, mas você só deverá responder aquelas da língua estrangeira que escolheu no momento da sua inscrição.
Finalizada essa etapa, você precisará contribuir com informações sobre a sua formação no Ensino Médio, que tipo de escola frequentou e se o conclui a partir do Encceja.
Depois disso, é hora de responder o questionário socioeconômico, a maior parte da inscrição e que conta com 25 questões. Esse questionário é extremamente importante porque ajuda o governo federal a mapear dados da população brasileira.
Por fim, finalize a sua inscrição com seus contatos (e-mail e celular), escolha se quer realizar o Enem Impresso ou o Enem Digital e o município em que deseja realizar a prova.
Finalmente, envie uma foto sua seguindo os parâmetros descritos na inscrição. É apenas uma foto que comprova que você é você mesmo.
A última etapa do passo a passo é para conferir seus dados de inscrição e, ao confirmá-los, você poderá emitir o boleto para o pagamento da mesma, no valor de oitenta e cinco reais.
Viu como é fácil? Com esse passo a passo detalhado você já pode sentar ao computador para se inscrever com todos os documentos necessários à mão.
Calendário do Enem 2021
De acordo com o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2021, essas são as datas importantes que você precisa ficar ligado. Confira!
- Inscrições: de 30/6 a 14/07
- Pagamento do boleto: até 19/07
- Solicitação de atendimento especial: 30/06 até 14/07 (junto com as inscrições)
- Pedido de tratamento por nome social: 19/07 até 23/07
- Datas de prova: 21 e 28 de novembro
Novidades no Enem 2021
A maior novidade do Enem em 2021 é a realização do Enem Digital e do Enem Impresso.
Como já dissemos, você pode optar por realizar uma versão ou outra no momento da inscrição. As duas provas serão iguais e ambas serão aplicadas nos mesmos dias e de modo presencial.
No entanto, apenas quem já concluiu o ensino médio ou vai conclui-lo em 2021 pode optar pelo Enem Digital, ou seja, os treineiros precisam obrigatoriamente realizar o Enem Impresso.
Dúvidas frequentes
Como fazer pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem?
A data para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem deve ser solicitada antes do período de inscrições. No caso de 2021, esse período já passou e o Inep divulgou a relação de pedidos aceitos em 25 de junho.
Os alunos que têm direito a solicitar a isenção da taxa de inscrição são aqueles que cursaram todo o ensino médio ou o último ano em rede pública, alunos bolsistas em escolas particulares e alunos inscritos no CadÚnico do Governo Federal.
Como é a prova do Enem?
A prova do Enem é realizada em dois domingos seguidos. Em 2021, nos dias 21 e 28 de novembro.
A prova do primeiro dia conta com 45 questões de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, História da Arte, Comunicação), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia, e Sociologia) e a Redação.
Já a prova do segundo dia conta também com 45 questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).
O aluno tem 5 horas e 30 minutos para realizar a prova do primeiro dia e, no segundo dia, 5 horas.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Ateliê da Redação para mais dicas de redação.