Um dos principais elementos da redação do Enem é a proposta de intervenção! Ela faz parte do parágrafo de conclusão da redação do Enem e é muito importante para a avaliação da quinta competência exigida, que avalia a solução para o que foi abordado como argumentação ao longo do texto.
Alguns alunos podem apresentar dificuldades com a elaboração da proposta de intervenção por não conhecerem muito em detalhes como ela funciona. Em resumo, é necessário que o estudante respeite os direitos humanos e considere a diversidade sociocultural.
Para te ajudar nesse parágrafo tão importante da sua redação, o Ateliê da Redação preparou este artigo para que você entenda tudo sobre o assunto. Confira!
Por que a proposta de intervenção é importante?
A proposta de intervenção é importante pois, por meio dela, é avaliada a competência número 5 da redação. Há, também, outros fatores que são avaliados. Como, por exemplo, a compreensão da proposta de redação. Antes, vamos entender o que é?
Compreensão do tema
Aqui o estudante deve ler atentamente os textos de apoio, interpretá-los com calma e, assim, desenvolver o seu texto dissertativo-argumentativo. Abarcar e aplicar a compreensão do tema ao longo do texto e, principalmente, na conclusão é fundamental!
Para realizar uma redação, é preciso pensar nos conectivos e saber como e quando usá-los, certo? Se deseja saber mais sobre, leia o nosso artigo clicando aqui!
Com uma boa compreensão do tema, é possível realizar uma argumentação coerente com informações e conceitos que defendem um ponto de vista e estejam relacionados com a proposta de intervenção.
Proposta de intervenção: quinta competência
Após identificar a problemática apresentada, por meio da compreensão do tema, o estudante pode começar a pensar em sua tese e proposta de intervenção.
De acordo com a cartilha do participante de 2020, a proposta precisa de “(…) intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.
No Brasil, os direitos humanos estão presentes na Constituição Federal de 1988. O documento tem como objetivo consagrar a cidadania, dignidade da pessoa humana e os valores sociais.
Na Constituição, encontra-se o direito à vida, à igualdade, à liberdade, entre outros. Assim, em uma proposta de intervenção, não é permitido expressar formas de violência como preconceitos ou repreensão de ações, sejam elas individuais ou coletivas.
Então, podemos entender que a quinta competência exige a sugestão de ações que estejam relacionadas com as problemáticas e que garantam os princípios e valores da vida humana.
Portanto, além de defender um ponto de vista e argumentá-lo, é preciso pensar de maneira crítica em medidas que podem ser tomadas, por autoridades e instituições, para que a problemática apresentada seja amenizada ou solucionada.
Ponto de vista e proposta de intervenção
Em uma redação dissertativa-argumentativa, é muito importante que o estudante saiba diferenciar o ponto de vista defendido ao longo do texto e a proposta de intervenção sugerida na conclusão.
Isso porque, além de informar, o texto precisa apresentar um assunto e um ponto de vista do seu autor. A tese deve ser trabalhada na introdução e defendida ao longo do desenvolvimento.
Os argumentos levantados precisam persuadir o leitor. Para isso, é válido que o estudante demonstre seu posicionamento de forma objetiva, clara e consistente.
O ponto de vista é defendido e comprovado com informações. Por isso, explorar um repertório sociocultural é muito importante, inserir: pesquisas, acontecimentos, estudiosos, livros, entre outras fontes, ajuda a construir e desenvolver a defesa da tese.
Por outro lado, a proposta de intervenção envolve a sugestão de ações e os agentes para a solução da problemática discutida ao longo do texto. Assim, é muito relevante que seu ponto de vista defendido esteja alinhado com a proposta de intervenção sugerida.
Como elaborar uma boa proposta de intervenção?
Assim como a defesa da tese, a proposta de intervenção precisa ser convincente. Isso não significa que a argumentação será muito elaborada na conclusão, mas que ela precisa ser crítica e que proponha ações realistas.
Para elaborar uma boa proposta de intervenção é interessante que o estudante siga algumas dicas. Confira abaixo as dicas do Ateliê da Redação:
Relacione proposta de intervenção e tese defendida
Às vezes, pode acontecer de instituições de ensino ou familiares serem colocadas como agentes em uma proposta de intervenção. Mas, no desenvolvimento e argumentação, essas figuras não aparecem.
Para uma boa proposta de intervenção, sugerimos que o aluno relacione o ponto de vista defendido com as sugestões de medidas. Em outras palavras, argumentação e conclusão precisam estar correlacionadas seguindo a mesma lógica.
Medidas viáveis e que respeitem os direitos humanos
A proposta de intervenção precisa ser exequível, ou seja, que as medidas ali apresentadas sejam viáveis e que possam ser implementadas, amenizando a problemática a curto, médio ou longo prazo.
Ao serem implementadas, as medidas precisam respeitar, principalmente, o direito à vida e à liberdade. Para uma boa proposta de intervenção, o aluno deve levar em consideração a diversidade sociocultural e propor ideias que condizem com a realidade.
Por isso, recomendamos que as sugestões sejam viáveis de serem apresentadas e possam instigar um impacto ou mudança social.
Por fim…
De forma prática, para elaborar uma boa proposta de intervenção no Enem, o estudante pode se fazer algumas perguntas que vão norteá-lo para elaborar o parágrafo.
- “O que deve ser feito para solucionar o problema?”;
- “quais agentes precisam colocar essa alternativa em prática?” e
- “como eles realizarão isso?”.
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